Comparativo de Óleos

Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Roberto Vaz » 30 Ago 2015, 17:01

Acabei de ler o manual da G e não encontrei o intervalo para troca. Seria o mesmo das revisões? 10 mil km?
Vi que o oleo indicado é o semi sintetico 15w50.
No manual está escrito que não é indicado o uso de óleo sintético nos primeiros 10 mil km...
Desanimo só de pensar em ligar para a concessionaria, minha experiência com essa turma não é das melhores.
Sobre a indicação do FABRICANTE, qual o intervalo da troca de óleo 15w50?

Desde ja agradeço.
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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Petrel » 31 Ago 2015, 08:40

Roberto, o intervalo de troca de óleo se encontra no plano de manutenção, é de 10 mil km ou um ano, o que ocorrer primeiro!!!!! Quanto ao que consta no plano de manutenção não fica dúvida alguma, agora algumas CC se aproveitam da condição de concessionária autorizada BMW, pra falar o que lhes convém, soma se a isso o extremo zelo que temos por nossas máquinas e o resultado é criamos uma troca de óleo intermediária entre as revisões, mas é muito importante a gente tá ciente do previsto e que seguindo o plano de manutenção tá tudo certo!!!!
Um forte abraço.
Petrel

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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Maxbmw » 31 Ago 2015, 10:58

Petrel,

No manual da G diz que a troca deve ser a cada 10.000 km ou 1 ano , o que ocorrer primeiro.
Na Tiger 1200 a troca deve ser a cada 10.000 milhas /16.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
Você acha muito no caso daTiger?
Será que pode haver contaminação nos discos da embreagem?
Forte Abraço

Max



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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor luiztrovao » 31 Ago 2015, 11:54

Petrel e Max,
a minha experiência com esse negócio de troca de óleo foi sempre: siga o manual. Ao longo de muitos anos, tenho as seguintes experiências para compartilhar:
- o Aero-Willys da família, que ficou conosco durante 23 anos e rodou "só " 190.000 Kms (digo só porque dá uma média de 8.260Kms por ano - é claro que nos primeiros anos, rodava muito mais). Naquela época só usávamos óleo comum, mineral, mono-viscoso (os multi-viscosos só surgiram anos depois) e não tínhamos muita preocupação com marca - mas sempre trocávamos no intervalo: 3K ou 6 meses
- 2 Toyotas Bandeirantes, que faziam serviço pesado na trilha, uma vendi aos 230K e a outra aos 250K. Sempre usei óleo mineral - a 89 requeria troca a cada 5K e a 94 a cada 10K (que diferença, não??!) - nenhuma das 2 jamais baixou óleo entre as trocas. Aliás, quando comprei a 94, fiquei MUITO surpreso de ver que a Toyota passava a recomendar óleo da.... Esso! Hein? Como assim? Aquilo para mim foi um choque, pois todo mundo queria comprar Castrol, Motul (cuja representação oficial chegou no Brasil por volta de 92 através da Caloi) e outras marcas mais famosas.... que bom que passei a transitar no mundo do diesel, pois ali desfiz muitos preconceitos que eu tinha. Conversando com caminhoneiros (pois eu passei a comprar baldes em postos na estrada, onde o óleo é mais barato - as Band gastavam quase 10 litros de óleo em cada troca) aprendi que no Brasil só a Petrobrás produz combustível e óleo, ou seja, a base, é a mesma, e só depois as outras marcas adicionam seu próprios aditivos.
- uma SW4 com 285K - esta requer trocas a cada 5K - eu uso semi-sintético e troco na Km ou a cada 1 ano
- uma SW4 com 98K - troca a cada 10K - tb semi-sintético ou a cada 1 ano
- já nem lembro mais com que KM eu trocava óleo da CG, da DT180, da CB400, etc, etc, mas era sempre dentro da KM ou a cada 6 meses - usava óleo mineral.

Algumas coisas que aprendi:
- veículo parado estraga mais do que aquele que roda sempre - estão aí TODOS os táxis para comprovar e também o meu Aero-Willys, o qual só começou a dar defeitos em série quando passou a figurar como peça de coleção e ficar mais parado do que rodava
- veículo que anda mais em estrada: desgasta menos embreagem, menos o motor e você pode "esticar" a Km do óleo. Lembro que em 1993 fizemos alguns testes com o óleo Motul em 3 caminhões da frota de uma empresa de um conhecido. Os caminhões rodaram entre 40-43.000Km (95% estrada) e, ao drenar o óleo, testes de laboratório comprovaram que ele ainda mantinha as propriedades de lubrificação.
- tem gente que acha que mantendo o veículo em rotações mais baixas vai proteger a vida útil do motor. Nada mais falso, especialmente em carros (já que motos têm, naturalmente, um regime de giros muito mais alto). Baixas rotações impedem que a bomba de óleo trabalhe na faixa de pressão correta, fazendo com que a parte mais alta do motor sofra com falta de lubrificação adequada. (é claro que não estou dizendo que se deve manter o motor esgoelado na faixa amarela...hehehe)
- óleo mineral oxida mais rápido que o semi-sintético, o qual oxida mais rápido que o sintético. Se você usa o mineral, o limite de tempo é 6 meses e não 1 ano como no caso dos semi e dos sintéticos.
- peças do tipo engrenagem de caixa de marcha, diferenciais, embreagem de motos e similares que funcionam "banhadas": realmente há chance de se deteriorarem ao ficar muito tempo paradas, pois o óleo desce e há sempre a chance da parte de cima da peça ficar de fora, oxidando.
Siga o manual e não deixe o veículo parado. Esta é a minha receita para dar certo.
Ahh... mas pode acontecer alguma coisa? Claro! Qualquer "coisa" mecânica pode apresentar uma falha, mas certamente não terá sido consequência de falha na manutenção se o manual for seguido
abraços
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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Petrel » 31 Ago 2015, 12:05

Concordo plenamente com o dito pelo Trovão, ao estabelecer um plano de manutenção as fábricas já colocam uma margem de segurança enorme, então seguir o manual é 100% seguro.
Mas é como falei, por excesso de zelo, alguns acabam antecipando esse precedimento de troca de óleo!!! eu inclusive já fiz isso algumas vezes, mas é o que digo sempre, de forma consciente que é excesso de zelo e aumento de custo, se resolver rodar 10 ou 16 kkm rumo ao Alaska ou qualquer outro destino, vá na boa, apenas confira o nível!!!!
Um forte abraço.
Petrel

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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Adauto Lopes » 31 Ago 2015, 18:22

Eu também de pleno acordo com o Petrel e com as ponderações do Trovão, embora eu também cometa o pecado de trocas intermediárias, mas, apenas por excesso de zelo e por rodar nas cidades com frequência, mesmo que pouca km devido trabalhar próximo de casa, agora, numa viagem ao longa, com tocada praticamente só de estrada, nem a pau que vou perder tempo para troca de óleo antes dos 10.000 km.
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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor E_Anjos » 08 Set 2015, 23:22

Olá pessoal,

Li o tópico e gostaria de saber se continuam usando os mesmos óleos informados no inicio ou se tem coisa mais moderna hoje no mercado.

E se depois dos 20 mil Km's posso optar tanto pelo sintético como o semi.

Desde já agradeço
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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Maxbmw » 09 Set 2015, 21:56

Na primeira revisão troquei com 1000 KM, 5 meses depois troquei com 8.000 KM, e na revisão de um ano tive que trocar com 10.000 km.
Será que compensou trocar com 8.000 e depois com 10.000? Como eu ia saber que rodaria apenas 2.000 KM?
Minha conclusão é que devo trocar conforme o manual e não como as concessionárias dizem o que devo fazer.
Rodo 100% em estradas asfaltadas, com oléo Castrol recomendado pelo fabricante.
Forte Abraço

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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor Sergio Rocha » 09 Set 2015, 22:24

Como não rodo muito, troco com 8000 Km ou um ano, e uso óleo sintético. Reduzo em 20 % a troca porque rodo sempre na cidade.
[]´
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Re: Comparativo de Óleos

Mensagempor ANDRE_LUIZ_SELG » 15 Set 2015, 19:50

Olá,
gosto de usar Motul 7100, troco a cada 10.000km a como recomendam a BMW e a MOTUL... até agora não tenho tido problema.
Na próxima revisão vou colocar o aditivo MOCOOL no radiador, para reduzir a temperatura do motor, dizem que cai uns 5ºC... vou conferir e posto depois minha experiência.
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