[Tutorial] Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor Enduro10 » 13 Mai 2012, 23:50

Para trocar o óleo da suspensão dianteira:
- coloque a moto no cavalete central
- solte os parafusos que prendem as bengalas nas mesas - 8 parafusos no total
- empurre as bengalas para cima, aproximadamente 1 cm
- aperte qualquer um dos parafusos das mesas, para que as bengalas não passem deste ponto
- retira a tampa plástica que cobre a ponta da bengala
- com uma chave de fenda longa, empurre para baixo a tampa metálica que está abaixo desta capa plástica
- com uma chave de fenda fina, retire o clip de aço mola que trava a peça metálica que tapa o interior da bengala
- atenção ao tirar a pressão sobre a tampa metálica, porque existe tendência de saltar devido à mola comprimida
- coloque um recipiente sob a ponta da bengala
- com cuidado, retire o parafuso tampão situado na parte inferior da bengala, situado na parte de trás da mesma
- sairá o óleo velho, que deverá ser totalmente drenado
- aguarde alguns minutos para que saia todo o óleo velho
- coloque novamente o parafuso tampão, apertando com cuidado, sem arrochar muito, lembrando que a rôsca é em alumínio
- pela ponta superior de cada bengala, coloque 600 ml de óleo de viscosidade 10W - use óleo de qualidade, MOTUL, ou similar
- recoloque a tampa metálica, forçando-a para baixo até que apareça a ranhura onde se aloja o anel de aço mola
- recoloque o anel, tendo cuidado que fique bem encaixado
- deixe retornar a tampa metálica, que deverá cobrir totalmente o anel de aço mola
- recoloque a tampa de plástico
- retorne as bengalas a sua posição original - rente à mesa superior
- aperte os 8 para fusos das mesas que prendem as bengalas - com cuidado para não 'detonar' as roscas
- saia para dar uma volta, aproveite e vá até o Atacama para ver se ficou bom ! ;>)
Repita este procedimento a cada 10.000 Km - é o que tenho feito após as revisões. Vai notar que a suspensão fica mais macia e a moto mais na mão nas curvas.
Editado pela última vez por Enduro10 em 13 Mai 2012, 23:55, em um total de 1 vez.
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Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor Enduro10 » 13 Mai 2012, 23:52

Quanto ao amortecedor traseiro, nada a fazer. Como está fora do contato com o ar e poeira, não há contaminação do mesmo, portanto não requer troca frequente.
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Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor TidioSampaio » 14 Mai 2012, 01:20

Impressionante mestre Enduro!!!
Com certeza eu tenho que trocar esse oleo o mais rapidamente possivel.

Soh acho incrivel e mais uma falta de profissionalismo do pessoal das CC da BMW, nunca terem sequer tocado nesse assunto ainda no tempo em que eu frequentava as CC pelo menos nas revisoes. Ridiculo me deixarem passar por pelo menos 7 revisoes feitas em CCs - a ultima foi a dos 35mil -, ainda que as intermediarias de 5mil nao fossem obrigatorias, sem fazer esse servico.

O que sera que eles estavam esperando? Ave... Mais um exemplo, infelizmente...
Para mim as CCs da BMW nunca mais.
Temos que se virar por conta propria mesmo.
Abracos!!! e Obrigado mais uma vez pela aula ai de cima!!!
Tidio
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Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor HÉLIO ALVES » 14 Mai 2012, 12:38

Parabens Enduro10, muito importante essa dica de como trocar o oleo da suspa, dá até pra arriscar a gente mesmo fazer essa troca... um abraço... HA...HA :) :idea:
De Vinho em Vinho, vamos aprendendo um pouquinho...

"Minha Moto eh Antiga mas Tem Protetor e Aquecedor de Manoplas."HAHAHA
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Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor Kinder » 18 Mai 2012, 12:40

RESMUNGÃO escreveu:Bem lembrado Wilson. Citei vários problemas e esqueci do balanceamento e também do estado dos pneus :)


Caro RESMUNGÃO...

Vi que vc postou 2 mensagens até agora, neste tópico sobre suspensão.
Sugiro fazer uma apresentação formal, no tópico apropriado, colocar um avatar e informar a cidade de onde vc é... isso facilita muito o contato dos demais foreiros para encontros, viagens, etc...

Contamos com sua colaboração, para facilitar a troca de experiencias e informações neste forum..

Abraços,
Abraços,

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Algo em pilotar, que é difícil de descrever, nos faz bem à mente. Talvez o que algumas pessoas acham nas academias, nós encontramos sobre duas rodas, na estrada. - Chris Force
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Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor Wilson zaparoli » 21 Mai 2012, 22:54

Gente o sistema de cc e so valores tirando isto nada mais entao temos que nos virar por conta e principalmente um bom mecanico de confianca fora isto so temos Deus pra nos proteger


Abc do veio de BMW
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[Tutorial] Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Mensagempor Zarud » 14 Set 2012, 23:24

Olá Galera, ai vai mais uma facil facil.

Com a devida autorização do Eng. Mestre ENDURO10, estou reproduzindo seu tutorial sobre a troca de fluido das bengalas,
fiz exatamente como descrito no tutorial original postado em 13 de maio de 2012,com o acréscimo das fotos..
também com a autorização do ENDURO, estou reeditando seu tutorial, pois conversamos após a realização deste serviço e notei que não seria necessário mexer em alguns itens e o mesmo concordou... então mãos na massa, ou melhor, mãos no óleo :lol: :lol:
as fotos que tirei,se refere ao tutorial original onde ele informava que teria que afrouxar as bengalas, mas não e necessário, o texto abaixo já está editado.

por Enduro10 » 13 Mai 2012, 23:50

Para trocar o óleo da suspensão dianteira:
- coloque a moto no cavalete central
- retira a tampa plástica que cobre a ponta da bengala
- com uma chave de fenda longa, empurre para baixo a tampa metálica que está abaixo desta capa plástica
- com uma chave de fenda fina, retire o clip de aço mola que trava a peça metálica que tapa o interior da bengala
- atenção ao tirar a pressão sobre a tampa metálica, porque existe tendência de saltar devido à mola comprimida
- coloque um recipiente sob a ponta da bengala
- com cuidado, retire o parafuso tampão situado na parte inferior da bengala, situado na parte de trás da mesma
- sairá o óleo velho, que deverá ser totalmente drenado
- aguarde alguns minutos para que saia todo o óleo velho
- coloque novamente o parafuso tampão, apertando com cuidado, sem arrochar muito, lembrando que a rôsca é em alumínio
- pela ponta superior de cada bengala, coloque 600 ml de óleo de viscosidade 10W - use óleo de qualidade, MOTUL, ou similar
- recoloque a tampa metálica, forçando-a para baixo até que apareça a ranhura onde se aloja o anel de aço mola
- recoloque o anel, tendo cuidado que fique bem encaixado
- deixe retornar a tampa metálica, que deverá cobrir totalmente o anel de aço mola
- recoloque a tampa de plástico
- saia para dar uma volta, aproveite e vá até o Atacama para ver se ficou bom ! ;>)
Repita este procedimento a cada 10.000 Km - é o que tenho feito após as revisões. Vai notar que a suspensão fica mais macia e a moto mais na mão nas curvas.

- retira a tampa plástica que cobre a ponta da bengala
Imagem
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- com uma chave de fenda longa, empurre para baixo a tampa metálica que está abaixo desta capa plástica
Imagem

- com uma chave de fenda fina, retire o clip de aço mola que trava a peça metálica que tapa o interior da bengala
Imagem
Imagem

- atenção ao tirar a pressão sobre a tampa metálica, porque existe tendência de saltar devido à mola comprimida
Imagem
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- coloque um recipiente sob a ponta da bengala
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- com cuidado, retire o parafuso tampão situado na parte inferior da bengala, situado na parte de trás da mesma
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A partir daqui editado por Adauto Lopes em 08/06/2014 para adicionar alguns detalhes principalmente focado na G2

O procedimento é exatamente o mesmo do tutorial acima do Zarud, porém, o parafuso de sangria na G2 fica embaixo da bengala (NÃO E NECESSÁRIO RETIRAR A RODA COMO ESTÁ NA FOTO ABAIXO):
Imagem
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Apesar de alguns relatos de amigos sobre uma possibilidade de desmontar o sistema inteiro ao se desparafusar este da foto acima, não percebi esta possibilidade.
Após retirar o parafuso e o óleo, retirei o espaçador de plástico que fica logo após a tampa:

Imagem
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Tampa e espaçador:
Imagem

Após tirar o espaçador basta inserir o dedo e puxar a mola que já está solta dentro do cilindro
Imagem
O detalhe nesta foto é a flanela (kkk), personalizada bmwg650gs.net by Bruno Picança e Dani Picanço.

Da minha moto saiu 980ml de óleo, o que indica que com o uso há uma perda mínima que deve ser considerada. Não seguir a regra de que deve-se colocar exatamente a mesma quantidade que saiu, colocar a quantidade indicada, que na G1 é 600ml e na G2 550ml.
Imagem

Sequência das peças da bengala desmontada:
Imagem

Bem, como o procedimento é praticamente o mesmo para G1 e G2, só estou dando uma "enfeitada" no belo tutorial do mestre Zarud para agregar mais informações, principalmente para G2.

OBS 1: a retirada da mola é altamente indicada, mas não há necessidade de lavar, basta limpar com um pano limpo, pois se lavar deve ter certeza que não ficará resíduo do produto (querosene ou outro) nela, pois pode contaminar o óleo.

OBS 2: é recomendável de vez em quando abrir a tampa de plástico que fecha a bengala e lubrificar com WD ou similar pois como pode-se ver nas fotos acima, principalmente nas do Zarud, a tampa de alumínio apresenta oxidação, assim como o cilindro da bengala e dificulta a desmontagem, o que pode causar maiores problemas a longo prazo.


Adauto Lopes
Editado pela última vez por Zarud em 15 Set 2012, 01:03, em um total de 4 vezes.
Abraço,
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Re: Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Mensagempor lcavrj » 15 Set 2012, 00:09

Mestre Zarud,

Obrigado por mais uma aula...
O nosso forum está virando uma enciclopédia das G.

um abração,
Um abração,

lcav
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Re: Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Mensagempor Bruno Picanço » 15 Set 2012, 00:28

Muito bom este Tuto aí hein ! Tem algum da Lander ? A G ainda tem um tempo até a primeira troca ! :lol:

Grande Zarud, obrigado por mais esta ! E ao Enduro também !
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Re: Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Mensagempor Kokimoto » 15 Set 2012, 00:29

Excelente!!

Obrigado Zarud e Enduro. :)
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